Escolas Inclusivas: construindo educação coletivamente
Considerando a urgência de se problematizar e analisar as atitudes docentes e os limites sociais que ainda obstam o acesso à educação inclusiva na escola pública, os resultados das pesquisas e experiências presentes neste livro expressam um caminhar ao encontro e à afirmação das possibilidades da escola pública acolhedora por intermédio do exercício coletivo da gestão democrática. Os estudos presentes neste livro revelam que os gestores da escola pública, mesmo considerando os limites sociais e os desafios presentes no cotidiano escolar, vivem experiências em prol da afirmação dos pilares da educação e dos princípios da democracia que dão sustentabilidade à inclusão. Por isso, dentre outros aspectos, este livro destaca-se pela relevância dada à gestão democrática, não como mera retórica, mas como processo de conscientização dos profissionais atuantes na comunidade escolar, por intermédio das atividades compartilhadas cotidianamente, frente à urgência de se combater a violência presente na exclusão e/ou segregação da educação na escola pública.
Autores: Elisangela da Silva Bernardo; Helenice Maia; Saul Eliahú Mizhari
ISBN: 978-85-66293-49-4
184 páginas
Lançado em 10 de novembro de 2016